Whirlpool promove movimento global para abordar diversidade e inclusão

A Whirlpool Corporation – dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid – organiza debates desde 2012 sobre Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho. Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro aconteceu a Semana Global de Inclusão – que, pela primeira vez, contou com atividades simultâneas em todas as unidades de negócio da companhia. No Brasil, houve abertura da Presidente da Whirlpool no Brasil, Andrea Salgueiro.

Os eventos mantiveram como foco presente nos painéis e rodas de conversas, quatro importantes frases: “eu me sinto acolhido”, “eu me sinto respeitado”, “eu me sinto valorizado” e “eu me sinto ouvido”. Eles foram pensados por comitês como o Pride, focado na comunidade LGBTQI+, e o Women’s Network, que aborda o avanço das mulheres no mundo corporativo e conta com a participação da Vice-Presidente de RH, Andrea Clemente.

“Para a Whirlpool, Inclusão é apreciar a diversidade de cada funcionário, proporcionando uma experiência de pertencimento, em um ambiente em que cada um pode ser quem é, de forma plena e íntegra, trazendo sua perspectiva e contribuindo com todo o seu potencial para o sucesso da organização. Participar desses fóruns possibilita que o tema esteja sempre latente – nunca esquecido. Assim podemos manter o foco em eliminar os vieses, expandir consciência e evoluir nossas atitudes e comportamentos, e garantir um ambiente inclusivo para todos”, conclui a VP de RH, Andrea Clemente.

Implementações de Diversidade & Inclusão na Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation implementou o home office e o short Friday para que os colaboradores possam ter mais produtividade e equilíbrio de vida. Hoje, já são mais de 1.900 profissionais trabalhando home office na companhia; possui desde 2016 horários flexíveis; criou um “Interview Guide” (Guia de Entrevistas) para os gestores que todo processo seletivo deve contar com 50% de candidatos homens e 50% de candidatas mulheres.

Atualmente, há 43% de mulheres no time da Whirlpool no Brasil. O board da alta liderança é composto de 34% de mulheres – considerando Directors, Sr. Directors e VPs; é signatária do Movimento Mulher 360° e do Movimento ‘He for She’ promovido pela ONU Mulheres, Forum LGBTQI+ e Pacto Global – ONU.

A companhia implementou a licença-paternidade de 20 dias antes mesmo que fosse estipulado em lei e a licença-maternidade de 6 meses; algumas unidades fabris, como a de Rio Claro, contam com berçários para incentivar que as mulheres voltem ao mercado de trabalho e todas as colaboradoras contam com o auxílio creche para filhos até 18 meses (no caso de não haver berçário na unidade).

Fonte: PraVcRH

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