Benefícios dos alimentos funcionais

Corpo hidratado

Além da recomendação de ingestão de dois litros de água diariamente, incluir alimentos que também hidratam o corpo é importante. As melhores opções são: melancia, melão, água de coco e pêra estas devem ser ingeridas de 3 a 4 vezes ao dia.

Estes alimentos ajudam a atingir o valor diário recomendado de ingestão de água com mais facilidade, e ainda hidratam devido aos sais minerais naturalmente contidos nos alimentos.

Cabelo forte e brilhante
Alimentos que possuem silício (aveia, cevada e salsa), são capazes de deixar os fios mais saudáveis, e os que contem ômega 3, 6, 9 (oleaginosas, azeite extra virgem, semente de linhaça, peixes de águas profundas e frias), auxiliam na promoção do equilíbrio das gorduras e da lubrificação do fio capilar, deixando-os maos fortes e brilhantes.

Mas lembre-se, para que esses alimentos ajudam na saúde capilar, devem ser consumidos diariamente como parte habitual da dieta.

Pele lisinha
Para uma pele lisinha os alimentos que devem fazer parte do dia-a-dia, são os que contêm cobre e manganês. Encontramos este minerais no azeite de oliva extra virgem, castanha-do-pará, soja, amêndoas, feijão, lentilha e na lima da Pérsia.

O tomate, cenoura, mamão e abóbora, que são ricos em vitamina A e betacaroteno, também são indicados. Eles são alimentos antiinflamatórios capazes de melhorar a inflamação local e sistêmica e ainda fornecem nutrientes para ativação de metabolismo. Por isso, auxiliam no combate e prevenção a celulite também.

Intestino funcionando
As fibras (solúveis e insolúveis) possuem um importante papel no transito intestinal. Elas são responsáveis por ativar os movimentos peristálticos induzindo a eliminação dos compostos não aproveitáveis pelo organismo, assim como previnem cânceres.

As fibras insolúveis, encontradas em cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas) e leguminosas, atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, ampliando o bolo fecal, melhorando o transito intestinal.

Já as solúveis, disponíveis na aveia, na cevada, no bagaço de frutas cítricas, na maçã e na goiaba, por exemplo, agem no estômago e no intestino delgado, fazendo com que a digestão seja mais lenta e assim promove uma correta digestão e absorção de todos os nutrientes.

Barriguinha e gordurinhas secas
O feijão branco é carregado de amido resistente, um poderoso queimador de gordura. Meia xícara tem quase 10 gramas de amido resistente!

Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4949-beneficios-dos-alimentos-funcionais

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o número correto *