Como um profissional headhunter atua em parceria com o RH?

O termo headhunter significa, head = cabeça e hunter = caçador. É um profissional que procura no mercado os talentos ideais para ocupar determinada vaga, seu trabalho é muito importante para o processo de recrutamento e seleção da empresa, pois ele contribui com a organização na dificuldade para preencher uma vaga específica, afinal, um cargo pode exigir formações e experiências exclusivas.

A empresa abre um processo seletivo, anunciando a vaga e fazendo o recrutamento pelas vias mais tradicionais. Porém, percebe que não consegue chamar a atenção do perfil de profissional que precisa, é nessa hora que surge o headhunter, ele vai entender exatamente quais são as necessidades da empresa e mover seus contatos e ferramentas para buscar o candidato ideal. Ele entra em contato diretamente com as pessoas que encontrar dentro do perfil desejado, mesmo que elas não estejam disponíveis para o mercado de trabalho ou contratadas por outra empresa.

Ainda dentro do seu escopo de trabalho, o headhunter entrevista os candidatos em potencial e avalia se essa pessoa atende aos outros aspectos do perfil procurado, como o fit cultural. A partir disso, o headhunter faz um filtro e apresenta para a empresa apenas os perfis mais relevantes, que vão realmente cobrir as demandas da vaga.

Apesar de atuarem no recrutamento e seleção de talentos, o trabalho de um headhunter é diferente do exercido pelo RH, este tem um profundo conhecimento do perfil desejado e pode fazer avaliações mais aprofundadas para identificar se o candidato é compatível com a cultura organizacional.

Já o headhunter atua em parceria com o RH das corporações. Ele precisa da ajuda deste departamento para entender exatamente a demanda da empresa. Com esses dados em mãos, faz uma busca ativa na internet e em ambientes fora dos limites corporativos.

Por ter uma boa rede de contatos, ele também consegue indicações dos colegas para localizar o profissional com o perfil que a organização busca. Assim, o headhunter consegue frequentar um campo maior que o RH, atuando em parceria com esse departamento.

Fonte: PraVcRH

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o número correto *